sábado, 9 de novembro de 2013

O novo teste do marshmallow: multitasking e o autocontrole na era digital


Foto: Reprodução / Montagem: Daniel Apolinário
Foto: Reprodução / Montagem: Daniel Apolinário
Você constantemente usa o Facebook, navega na internet e troca SMS enquanto está estudando? Então saiba que você pode estar aprendendo menos. Pelo menos é o que sugerem alguns estudos recentes sobre multitasking.
Provovalmente você já ouviu falar no teste do marshmallow, certo? Trata-se de um famoso estudo norteamericano sobre autocontrole, conduzido nos EUA pelo psicólogo austríaco Walter Mischel. O experimento era bastante simples e utilizou marshmallows e biscoitos para avaliar a capacidade de crianças de adiar a gratificação. Mischel convidou um grupo de crianças para uma brincadeira: se eles resistissem à tentação de comer um doce, eram recompensados com mais doces depois. O objetivo era medir quanto tempo elas conseguiriam resistir ao impulso de comer, mas também avaliar se tal comportamento teria alguma relação com o sucesso pessoal e profissional dessas crianças no futuro. Apenas um terço das crianças conseguiu esperar. Parte destas mesmas crianças foram avaliadas novamente anos mais tarde. E o que se observou é que aquelas que conseguiram controlar o impulso da sua satisfação imediata, tornaram-se adultos com maior sucesso tanto profissional quanto pessoal.
Pois bem: novos estudos publicados recentemente substituíram os doces pelas tentações digitais. Saem de cena os marshmallows e doces, entram o Facebook, as mensagens de texto e os navegadores de internet. O objetivo: verificar se a realização de multitarefas enquanto se estuda pode prejudicar o aprendizado.
Em um estudo deste ano, pesquisadores da California State University-Dominguez Hills acompanharam por 15 minutos estudantes enquanto faziam lição de casa. Eles observavam tudo: o tempo que os estudantes gastavam lendo livro, escrevendo, digitando no computador, navegando no Facebook, trocando mensagens de texto e olhando e-mail. Embora os alunos tivessem dito que deveriam estudar algo importante para uma prova ou ler um livro para a faculdade, não demorou muito para cederem às demais tentações: a partir do segundo minuto, eles já começavam a responder SMS e verificar os feeds do Facebook. Após 15 minutos, eles tinham passado apenas 65% do tempo fazendo realmente a lição de casa.
É claro que a preocupação com o uso da tecnologia dos jovens não é nada novo. Navegar na web e trocar mensagens de texto enquanto se faz as tarefas de casa tornou-se um comportamento comum entre os jovens. Publicado na edição de maio da Computers in Human Behavior, o que o estudo traz são evidências de que quando os alunos realizam multitarefas durante o trabalho escolar, a aprendizagem é muito menor e mais rasa que quando o trabalho é feito com atenção. Na pesquisa, os alunos que usaram Facebook durante o período de observação de 15 minutos tiveram médias mais baixas que aqueles que não acessaram o site. Outros dois estudos recentes da Harvard’s Berkman Center for Internet & Society também apontam que o uso de mensagens de texto e Facebook dentro da sala de aula, ao mesmo tempo em que fazem a lição de casa, foram negativamente relacionados às notas dos universitários.
Outro estudo realizado há dois anos pela mesma California State University-Dominguez Hills também ajuda a corroborar a tese de que ser multitasking enquanto se estuda pode prejudicar o aprendizado. Pesquisadores convidaram universitários para assistirem a uma palestra em vídeo de 30 minutos. No período, foram enviadas 8 mensagens de texto para alguns, 4 mensagens para outros e nenhuma para outro grupo. O que se observou é que aqueles que foram interrompidos mais vezes tiveram notas menores em uma avalição sobre o vídeo e, mais, aqueles que responderam aos SMS tiveram aprendizado ainda pior.
Mas nada de alarde, de abandonar o Facebook ou excluir a internet da sua vida: os estudos não apontam que o uso da internet é prejudicial ao aprendizado, apenas que fazer várias coisas (inclusive essas que a gente julga pequenas, como responder um SMS, podem atrapalhar o seu cérebro a aprender mais). Fique ligado (ou melhor, desligado, pelo menos quando tiver estudando).

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