sábado, 9 de novembro de 2013

6 dicas do Twitter

1. Limitados, mas com quebras

Em fevereiro, o Twitter anunciou mudanças no tamanho dos posts que incluem endereços da web e fotos. Os posts com links http poderão ter somente 118 caracteres, enquanto os posts com https podem ter no máximo 117 caracteres – o mesmo tamanho das mensagens acompanhadas de fotos. Outra novidade é a possibilidade de quebrar linhas nos posts. Os tuiteiros poetas, por exemplo, podem escrever haicais. A quebra é visualizada na página web do serviço e nos apps para smartphone, mas aparecem não aparecem nos programas clientes do microblog.




2. Vasculhe o registro

O Twitter agora permite que você baixe um histórico de toda sua atividade, desde o primeiro tuíte. Você pode solicitar esse registro clicando no ícone da engrenagem e escolhendo Configurações. Role a página até encontrar a opção Seu Arquivo do Twitter. Clique no botão Solicitar Seu Arquivo. O Twitter envia um link para um arquivo ZIP para o endereço de e-mail usado no registro da conta. O arquivo é baixado no formato ZIP. Basta clicar no arquivo Index.html da pasta descompacta para ter acesso às informações. É possível navegar no histórico por ano e mês.




3. Oops, me arrependi!

O truque não funciona 100%, mas se você enviou uma mensagem direta e se arrependeu por algum motivo pode apagá-la. Quando isso é feito, a mensagem desaparece não apenas da sua lista de mensagens como também da lista do destinatário. Se o arrependimento vier rápido, é possível até que ele não a leia. O único problema é se a conta do seu amigo (ou desafeto) estiver configurada para enviar notificações para o e-mail. Nesse caso, ele terá acesso ao conteúdo pelo e-mail e a única saída será um pedindo de desculpas. O truque de apagar as DMs vale também para as mensagens recebidas. Elas somem da sua página e da do remetente.




4. Como no Instagram

Não demorou muito entre o Instagram desligar o recurso de visualização de fotos no Twitter e o serviço de microblog incluir filtros de imagem em seus apps para Android e iPhone. Se ainda não experimentou, no app do Twitter você pode agora aprimorar a foto com um clique, aplicar oito diferentes efeitos, como vinheta, envelhecido e preto e branco, e ainda dar zoom e fazer recortes. As fotos podem ser tiradas na hora ou estar armazenadas na galeria do aparelho. Quem quiser ter os previews das imagens do Instagram e de outros serviços no Twitter de volta, pelo menos na web, pode instalar a extensãoPrevieweet no Chrome. 


5. Como evitar as menções

Não há como evitar menções ao seu perfil no Twitter, mas é possível bloquear usuários e evitar que essas menções apareçam na área de menções da sua página. Além disso, usuários bloqueados não podem acrescentar sua conta em nenhuma de suas listas ou seguir seu perfil. No entanto, as menções ainda poderão ser localizadas nas buscas. Da mesma maneira, o perfil bloqueado poderá ver seus tuítes se suas postagens não forem protegidas. Para bloquear um perfil, visite-o, clique no botão com a silhueta e escolha a opção de bloqueio. A pessoa bloqueada não será notificada da ação, mas notará o bloqueio quando não vir suas atualizações ou não puder seguir seu perfil.




6. Organize-se com as listas

O recurso não é novo, mas nem todo mundo se deu ao trabalho de criar listas no Twitter, e as listas são valiosas, principalmente quando o número de perfis seguidos é grande. Dessa maneira, é possível separar as postagens em categorias e ler somente aquelas interessantes em um determinado momento. Se você está no trabalho, por exemplo, pode limitar-se a ler os tuítes que têm a ver com sua atividade. Para criar uma lista, clique na engrenagem e escolha a opção correspondente. Em seguida, clique no botão Criar Lista. Dê um nome e acrescente uma descrição se quiser. As listas podem ser públicas (padrão) ou privadas. A diferença é que as listas públicas podem ser seguidas por outras pessoas. Em seguida, acrescente perfis à lista. É possível pesquisar os nomes no campo de busca ou clicar em Seguindo para ver a lista de perfis seguidos. Nesse caso, clique no ícone da silhueta ao lado de um nome, escolha Adicionar ou Remover das Listas, marque a lista onde quer incluir o perfil e feche a janela.

1

Nenhum comentário:

Postar um comentário